A rádio Notícias Gerais Esportes Segurança Promoção OUÇA A RÁDIO
AO VIVO
OUÇA A RÁDIO
AO VIVO
Mande seu recado
telefone 54 3461.9700 whatsapp Whatsapp
54 9917.39090

Associados à Santa Clara participam da Expoleite com melhor do rebanho leiteiro

Editado em 15 de maio de 2019


Associados à Santa Clara participam da Expoleite com melhor do rebanho leiteiro

Créditos: Virginia Silveira


A Feira segue até dia 19, quando às 11h acontece o Desfile das Campeãs.


Os associados à Cooperativa Santa Clara estarão nesta semana apresentando o melhor da genética leiteira na Expoleite/Fenasul, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Cinco produtores de Carlos Barbosa e Farroupilha estarão presentes com 40 animais em pista no Gado Holandês e participando do Concurso Leiteiro.

Entre os animais, alguns já premiados em exposições anteriores. A Granja Letícia, de Carlos Barbosa, participa com a Reservada Vaca Jovem e Reservada Fêmea Jovem da Expoclara 2018 e outros 10 animais estreantes. Já a Granja Tang, de Farroupilha, participa com a Reservada de Fêmea Jovem e 1º lugar Terneira Menor da Expointer 2018 e outros nove animais.

A Granja Du Anjo e Belvedere, de Carlos Barbosa, participa com duas vacas premiadas na Expoleite do ano passado. A vaca de 2 Anos Júnior Milonga ficou em segundo lugar no Concurso Leiteiro. Já a vaca 4 Anos Amabile foi premiada no Concurso Leiteiro Adulto.

As Granjas do Nini e da família Althaus levam animais estreantes para a pista, mas têm boa expectativa. "É o primeiro concurso e ela está muito bem na propriedade", comenta Alexandre Althaus, que inscreveu uma vaca 2 Anos Júnior.

Melhoramento genético

A Cooperativa Santa Clara é uma organização pioneira na utilização da inseminação artificial para melhoramento genético do rebanho leiteiro, desde 1954, quando a Secretaria da Agricultura do Estado criou o Serviço de Inseminação Artificial (SAI). Nesta época, o sêmen era coletado e resfriado no Posto de Inseminação Artificial da Secretaria e transportado de trem até Carlos Barbosa, cidade sede da Santa Clara, e o inseminador ia a cavalo até a propriedade associada para aplicar o sêmen.

As dificuldades do início hoje são superadas pela tecnologia e a Cooperativa investe anualmente no sêmen dos melhores touros e em aperfeiçoamento dos inseminadores que atendem os associados. Também há a assessoria de técnicos e veterinários para escolher o sêmen mais adequado ao rebanho. Deste modo, as propriedades leiteiras contam com animais cada vez mais adequados à produção e características de cada região.

Quando uma vaca não tem altura adequada, insemina-se com um touro que tenha, comprovadamente, descendentes mais altos, por exemplo. O mesmo processo é aplicado para várias características desejáveis nos animais, que proporcionam rebanhos mais longevos e produtivos nas propriedades.

Expoleite

A entrada dos animais foi feita entre segunda e terça-feira, com início das programações dos concursos na quarta-feira, 15.

As ordenhas para o Concurso Leiteiro acontecem nos dias 15 e 16, em cinco horários. As duas maiores são descartadas, premiando uma vaca jovem e uma adulta. A 5ª e última ordenha do concurso será realizada na quinta-feira, às 14h, e o tradicional Banho de Leite está marcado para às 17h.

Já os julgamentos acontecem na sexta, 17, às 14h, para Gado Holandês Jovem, e no sábado, 18, a partir das 9h, para Fêmeas Holandês Adulto, conjuntos e Grande Campeonato da raça.

A Feira segue até dia 19, quando às 11h acontece o Desfile das Campeãs.


Compartilhe:
Facebook | Twitter | Google+

OUTRAS NOTÍCIAS