Públicado em 12 de setembro de 2018
Créditos: Flávio Antônio Ballejo
Em Carlos Barbosa são 89 anos de funcionamento
Carlos Barbosa- A criação do banco do Estado do Rio Grande do Sul-Banrisul, ocorreu em 12 de setembro de 1928, num resultado de inúmeros fatores, seja por consequência na estrutura da sociedade gaúcha ou da conjuntura política. Na década de vinte, a carne, em forma de charque ou congelada, era o principal produto de exportação do Rio Grande do Sul e por este motivo, complementado por outras atividades cotidianas, surgiu a ideia da criação da instituição financeira.
A nível de Estado, o banco completa 90 anos de fundação, tendo passado por momentos conturbados da economia, cruzando crises e troca de governos. Foi no ano de 2017, que obteve o seu melhor resultado dessas mais de nove décadas, obtendo um lucro líquido de R$ 1,05 bilhão. Neste ano de 2018, este mesmo caminho está sendo comemorado, tendo obtido no primeiro semestre, mais de R$ 500 milhões.
Em Carlos Barbosa, a agência soma 89 anos de história, com o surgimento da instituição em 29 de novembro de 1929, quando pertencente ao banco Pelotense. O banco desempenhava um papel importante na região, uma vez que Carlos Barbosa concentrava o movimento comercial, tendo em vista o entroncamento da linha férrea, que ligava os municípios de Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi e Bento Gonçalves com Porto Alegre.
O primeiro correspondente foi José Valduga, por ser um dos maiores acionistas do banco e por estar vinculado com a casa Fracalanza. A instituição também passou por inúmeras situações, tendo nos registros da história de Ezelindo Migotto, em 4 de julho de 1944, a ocorrência de um incêndio na fábrica de João De Martini, que ficava anexo ao banco, sendo a primeira providência a ser tomada, a retirada do cofre e os papéis, sendo depositados no pátio da estação férrea. Após esse fato, mudou-se para uma sala do hotel Spader, que ficava localizado onde hoje funciona a Prefeitura.
Foi em 5 de fevereiro do ano de 1947, que a Superintendência da moeda e do crédito, autorizou o banco do Rio Grande do Sul S/A, a manter escritório na cidade de Carlos Barbosa. Com a instalação oficial, passou a funcionar na Rua Elisa Tramontina, em frente a estação férrea e onde segue em atendimento até os dias atuais, tendo como gerente André Perini.