A rádio Notícias Gerais Esportes Segurança Promoção OUÇA A RÁDIO
AO VIVO
OUÇA A RÁDIO
AO VIVO
Mande seu recado
telefone 54 3461.9700 whatsapp Whatsapp
54 9917.39090

Banrisul completa 90 anos no Rio Grande do Sul

Públicado em 12 de setembro de 2018


Banrisul completa 90 anos no Rio Grande do Sul

Créditos: Flávio Antônio Ballejo

Em Carlos Barbosa são 89 anos de funcionamento  



Carlos Barbosa- A criação do banco do Estado do Rio Grande do Sul-Banrisul, ocorreu em 12 de setembro de 1928, num resultado de inúmeros fatores, seja por consequência na estrutura da sociedade gaúcha ou da conjuntura política. Na década de vinte, a carne, em forma de charque ou congelada, era o principal produto de exportação do Rio Grande do Sul e por este motivo, complementado por outras atividades cotidianas, surgiu a ideia da criação da instituição financeira.

 A nível de Estado, o banco completa 90 anos de fundação, tendo passado por momentos conturbados da economia, cruzando crises e troca de governos. Foi no ano de 2017, que obteve o seu melhor resultado dessas mais de nove décadas, obtendo um lucro líquido de R$ 1,05 bilhão. Neste ano de 2018, este mesmo caminho está sendo comemorado, tendo obtido no primeiro semestre, mais de R$ 500 milhões.

Em Carlos Barbosa, a agência soma 89 anos de história, com o surgimento da instituição em 29 de novembro de 1929, quando pertencente ao banco Pelotense. O banco desempenhava um papel importante na região, uma vez que Carlos Barbosa concentrava o movimento comercial, tendo em vista o entroncamento da linha férrea, que ligava os municípios de Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi e Bento Gonçalves com Porto Alegre. 

O primeiro correspondente foi José Valduga, por ser um dos maiores acionistas do banco e por estar vinculado com a casa Fracalanza. A instituição também passou por inúmeras situações, tendo nos registros da história de Ezelindo Migotto, em 4 de julho de 1944, a ocorrência de um incêndio na fábrica de João De Martini, que ficava anexo ao banco, sendo a primeira providência a ser tomada, a retirada do cofre e os papéis, sendo depositados no pátio da estação férrea. Após esse fato, mudou-se para uma sala do hotel Spader, que ficava localizado onde hoje funciona a Prefeitura.  

Foi em 5 de fevereiro do ano de 1947, que a Superintendência da moeda e do crédito, autorizou o banco do Rio Grande do Sul S/A, a manter escritório na cidade de Carlos Barbosa. Com a instalação oficial, passou a funcionar na Rua Elisa Tramontina, em frente a estação férrea e onde segue em atendimento até os dias atuais, tendo como gerente André Perini.


Compartilhe:
Facebook | Twitter | Google+

OUTRAS NOTÍCIAS