A rádio Notícias Gerais Esportes Segurança Promoção Blogs OUÇA A RÁDIO
AO VIVO
OUÇA A RÁDIO
AO VIVO
Mande seu recado
telefone 54 3461.9700 whatsapp Whatsapp
54 9173.9090

Campanha de doação de sangue é neste sábado

Públicado em 19 de maio de 2017


Campanha de doação de sangue é neste sábado

Créditos: Thais Formentini

Ministério da saúde reduziu idade minima e aumentou idade máxima para doadores

Neste mês de maio, a campanha de doação de sangue no Hemocentro Regional de Caxias do Sul será realizada no sábado, 20. A Secretária da Saúde, Leticia Lusani, destaca que a campanha sendo realizada em um sábado possibilita maior participação de doadores. E ainda frisa que, no intuito de sensibilizar cada vez mais adeptos e melhorar os índices de doações, o Ministério da Saúde reduziu a idade mínima de 18 para a partir dos 16 anos e também aumentou de 67 para 69 anos a idade máxima para doação de sangue no país.

Em cada doação são coletados de 430ml à 470ml de sangue, quantidade que pode salvar até quatro vidas. Além disso, o Hemocentro de Caxias do Sul é responsável por disponibilizar sangue para 49 municípios, dentre eles Carlos Barbosa. 

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos, mais de 1,50m de altura e peso igual ou superior à 50kg. Além disso: não ter tido contato sexual com pessoas que tenham comportamento de risco para doenças transmissíveis pelo sangue; não ter contraído Sífilis, Hepatite (depois dos 10 anos), doença de Chagas ou AIDS. Bebida alcoólica não pode ser ingerida nas doze horas que antecedem a doação, e também é proibido fumar duas horas antes.  

Pessoas que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou colocaram piercing nos últimos doze meses também estão impedidas de doar. Dúvidas quanto a utilização de medicamentos e realização de vacinas podem ser esclarecidas através do 3461-8900, na Secretaria da Saúde. 

O transporte é disponibilizado gratuitamente pela Administração Municipal, e a saída está programada para as 7h, em frente ao Centro Municipal de Saúde.  


Compartilhe:
Facebook | Twitter | Google+

OUTRAS NOTÍCIAS