A rádio Notícias Gerais Esportes Segurança Promoção OUÇA A RÁDIO
AO VIVO
OUÇA A RÁDIO
AO VIVO
Mande seu recado
telefone 54 3461.9700 whatsapp Whatsapp
54 9917.39090

Dia de Seminários Integradores na Univates

Públicado em 16 de março de 2019


Dia de Seminários Integradores na Univates

Créditos: Divulgação Univates

Alunos dos cursos de licenciatura EAD de todos os polos participam dos encontros 



Lajeado - Neste sábado, 16, são realizados os Seminários Integradores no polo de Lajeado da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Em torno de 400 acadêmicos e professores dos cursos de licenciatura da modalidade a distância (EAD) da Instituição estão participando das atividades. Os encontros envolvem alunos matriculados em um dos cursos de licenciatura oferecidos - Ciências Biológicas, Educação Física, História, Letras e Pedagogia - em qualquer polo da Universidade. O evento foi realizado no turno da manhã, seguindo à tarde com oficinas voltadas ao curso de Educação Física, mas abertas para os demais cursos de licenciatura. A ação ocorre duas vezes por trimestre.

Surpreendido positivamente com a aula de hoje, Evandro Rodrigues da Silva, que cursa Letras no polo de Lajeado, conta que a aula “Formação do leitor jovem” contribui para a sua atuação profissional, pois poderá usar as teorias aprendidas na prática futuramente. “Abordou-se as tendências da literatura contemporânea e os métodos digitais que podem ser utilizados em sala de aula para que os estudantes saibam interpretar leituras”, esclarece.

“É um diferencial inserido nos cursos”. É assim que a coordenadora dos cursos de licenciatura EAD da Univates, Cláudia Inês Horn, define os Seminários Integradores. Segundo ela, o evento busca a interdisciplinaridade e a interação com outras pessoas da área. “Organizamos os encontros em salas específicas do campus, como laboratórios, salas temáticas, na Biblioteca e no Complexo Esportivo, por exemplo, assim os alunos da EAD podem conhecer a estrutura da Instituição”, afirma.

Os coordenadores do polo Univates de Arroio do Meio, Sandro Nunes e Carla Schroeder, sempre incentivam os estudantes a participarem dos seminários e de outras atividades realizadas pela Univates. De acordo com eles, é importante o contato com os alunos e professores de outros polos e com seus tutores, com os quais muitas vezes só há o contato de forma virtual, além de participar e discutir de forma presencial assuntos relacionados à área. “É uma forma de vivenciar esse mundo que é a Univates”, finalizam.

A partir dos relatos dos acadêmicos, a coordenadora do polo de Guaporé, Jocelaine Serro Polita, percebe o vínculo com professores, colegas e com a própria Univates decorrente dos seminários. “A Instituição tem experiência mais sólida com os cursos presenciais, que já são oferecidos há 50 anos. Assim, ela traz características desse ambiente para os seminários, que são significativos para os estudantes da educação a distância. Tanto que eles sempre participam dos outros encontros presenciais”, finaliza.

Como funciona a educação a distância da Univates?

As aulas na EAD são divididas em módulos. Cada módulo tem duração de um trimestre. As atividades presenciais, que são os Seminários Integradores, ocorrem duas vezes durante cada módulo e são disponibilizadas aos acadêmicos das licenciaturas dos 17 polos da Univates.


Compartilhe:
Facebook | Twitter | Google+

OUTRAS NOTÍCIAS