A rádio Notícias Gerais Esportes Segurança Promoção OUÇA A RÁDIO
AO VIVO
OUÇA A RÁDIO
AO VIVO
Mande seu recado
telefone 54 3461.9700 whatsapp Whatsapp
54 9917.39090

Em homenagem ao Dia das Mães, Hospital Tacchini inaugura seu novo Centro Obstétrico

Editado em 11 de maio de 2018


Em homenagem ao Dia das Mães, Hospital Tacchini inaugura seu novo Centro Obstétrico

Créditos: Vini Pizzetti e Régis Beretta Genehr

Um presente aconchegante e acolhedor às futuras Mamães


Bento Gonçalves - O novo Centro Obstétrico do Hospital Tacchini foi inaugurado nesta sexta-feira e já está à disposição da comunidade regional. O espaço foi modernizado, colocando em evidência um novo modelo assistencial de atendimento, onde mamãe e bebê serão o centro das atenções, recebendo o acolhimento e o aconchego necessários para o momento do parto. Paralelo a isso, o novo Centro Obstétrico está adequado ao Projeto nacional ‘Parto Adequado’, criado pelo Hospital Albert Einstein e Institute for Healthcare Improvement (IHI), com apoio da ANS e Ministério da Saúde, no qual o Hospital Tacchini é o único na região da Serra a participar. Conforme a médica Liane Xavier Domingues, que coordena o Processo Materno Infantil no Hospital Tacchini, o projeto prevê melhorias na assistência obstétrica através da formação e qualificação das equipes envolvidas. “A ideia é tornar a assistência ao parto cada vez mais humanizada, garantindo a segurança do parto para a mãe e para o bebê com adoção de protocolos baseados nas melhores evidências científicas. “Seguidamente realizaremos cursos de gestantes, de forma a preparar a paciente para o nascimento de seu filho, desde o esclarecimento de dúvidas, mitos e verdade, bem como orientações para que desenvolvam seu plano de parto com tranquilidade”, relata a doutora Liane, lembrando que todos os desejos da futura mamãe serão comunicados à equipe, para que sejam respeitados dentro dos limites de segurança.

Pioneirismo do Hospital Tacchini 

Dos cerca de 7 mil hospitais existentes no país, o Tacchini integra o seleto grupo de 127 instituições que aderiram ao projeto Parto Adequado. No Estado, existem outros 5 hospitais que participam, sendo que na Serra Gaúcha o Tacchini é pioneiro. Criado pelo Ministério da Saúde e conduzido no país pelo Hospital Albert Einstein, numa parceria com o Institute for Healthcare Improvement (IHI), o Projeto tem por objetivo reduzir o número de cesarianas e de internações em UTI’s Neonatais, promovendo melhorias na assistência obstétrica, permitindo o empoderamento da paciente/gestante no momento do parto. “Recentemente fomos elogiados pela organização do projeto no Hospital Albert Einstein ao mostrar o quanto nosso Hospital está preocupado em oferecer melhor qualidade e assistência à paciente obstétrica” avalia o Superintendente Executivo, Hilton Mancio. Ele lembra o empenho de todos os envolvidos em mudar a atual realidade brasileira, onde mais de 80% dos partos são através de cesarianas, enquanto em países mais desenvolvidos este índice chega a 15%.

O Novo Centro Obstétrico do Hospital Tacchini 

Iniciada em fevereiro, a reforma do Centro Obstétrico integrou a última parte de implantação do Projeto Parto Adequado no Tacchini. “É um pacote de mudanças que envolveu médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e, principalmente, as futuras mamães”, explica a médica gestora, citando a necessidade de um amplo trabalho de conscientização e educação para a comunidade.

O novo Centro Obstétrico do Hospital Tacchini conta agora com uma estrutura composta por:

5 quartos PPP (pré-parto, parto e pós-parto), com banheiro, iluminação natural e personalizada, sendo um com banheira;

- Sala de acolhimento;

- Consultório;

- Sala de Ecografia;

- 2 Salas Cirúrgicas;

- Sala de Recuperação anestésica;


Compartilhe:
Facebook | Twitter | Google+

OUTRAS NOTÍCIAS