A rádio Notícias Gerais Esportes Segurança Promoção OUÇA A RÁDIO
AO VIVO
OUÇA A RÁDIO
AO VIVO
Mande seu recado
telefone 54 3461.9700 whatsapp Whatsapp
54 9917.39090

HG de Caxias do Sul recebe equipamento de uso oncológico inédito na região

Públicado em 13 de março de 2019


HG de Caxias do Sul recebe equipamento de uso oncológico inédito na região

Créditos: Divulgação HG

Compra do aparelho que evita a queda de cabelos em pacientes com câncer foi viabilizada com arrecadação de fundos no evento Constelação Solidária 


Caxias do Sul- A última edição do Constelação Solidária, realizada em setembro de 2018, reuniu caxienses com um único propósito: ser agentes de ações de solidariedade e de responsabilidade social na região. O evento, idealizado pela empresária Michele Censi, juntamente com os parceiros Censi Fisa, Florense e Montefina, teve a totalidade da renda revertida para o Hospital Geral de Caxias do Sul, instituição que presta atendimento de saúde gratuito para pacientes de toda a Serra Gaúcha.

O valor arrecadado na noite do evento beneficente viabilizou a aquisição de um importante equipamento para a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Geral da cidade. Trata-se do Sistema Capelli, um método de resfriamento do couro cabeludo que reduz a queda de cabelos em pacientes com câncer, efeito muito comum do uso de medicamentos quimioterápicos. Com o novo recurso, o HG passa a ser o único hospital do estado a oferecer a beneficiários do SUS o inovador método que evita a perda de cabelos.

No início de fevereiro, a unidade de Oncologia do HG deu início à aplicação do Sistema Capelli em uma paciente de 41 anos em tratamento contra câncer de colouterino. O método é indicado aos casos de tratamento de tumores sólidos, tais como câncer de mama, câncer de ovário, câncer de pulmão e, principalmente, aos protocolos que contenham taxanos.

“Devemos lembrar que quando a paciente perde o cabelo, de certo modo, ela perde o controle sobre a sua autonomia, sendo a ela imposta a obrigatoriedade de compartilhar a doença com o mundo. Assim, com este equipamento, muito mais do que um elemento estético estamos entregando o direito à autonomia e individualidade e, portanto, o bem-estar da paciente em tratamento”, diz o diretor o Diretor de Ensino e médico da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do HG, André Reiriz.

O evento de oficialização da entrega do aparelho de resfriamento capilar acontecerá no próximo dia 21, no Auditório Censi Florense, no HG de Caxias, e contará com a presença do diretor-geral do hospital, Sandro Junqueira; do diretor de ensino, André Reiriz, do diretor técnico da instituição de saúde, professor Alexandre Avino e da idealizadora do projeto Constelação Solidária, Michele Censi, que confirma a terceira edição do evento para este ano.

"Este é o resultado que queríamos. O engajamento da sociedade caxiense e da região e dos parceiros foi tão expressivo com a causa que o projeto deve se tornar permanente para assim seguirmos, unindo esforços em prol do bem-estar social”, pontua Michele.


Compartilhe:
Facebook | Twitter | Google+

OUTRAS NOTÍCIAS